quarta-feira, 2 de março de 2011

MISSÕES NO ALTAR

Missões no Altar
Por Pr. Daniel Owsley*

A igreja faz missões para cumprir o mandamento de Jesus. Jesus diz que o trabalho da igreja se estende além do nosso bairro e cidade. O trabalho da igreja se estende para outros países. A igreja que enxerga esta responsabilidade e se mobiliza para cumpri-la está no caminho certo.
A igreja observa vários personagens bíblicos como referência para a sua fé e ação. Eu vejo no personagem de Abraão uma grande referência, pois Jesus o trata como o pai da fé. Abraão saiu do seu país e foi para outro em obediência à ordem divina. Ele fez missões, dois mil anos antes de a igreja nascer. Como foi que Abraão, o pai de nossa fé, fez missões?  
Primeiro, ele vivia pela fé.  Ele era homem justo.  Quem lidava com ele no dia a dia entendia muito bem que estava lidando com um homem inteligente, bom e íntegro. Ele tratava a sua família e os seus vizinhos com bondade e honestidade. Ele visava o bem do seu próximo, por causa da fé que Ele tinha em Deus.
Em segundo lugar, Abraão demonstrava a sua fé publicamente.  Observamos em Gênesis 12 e 13 a entrada de Abraão para o país onde Deus o havia chamado.  Nos lugares onde Abraão passava, ele parava para acampar e morar durante um tempo, pois Abraão era nômade e dono de grandes rebanhos de gado que precisavam de alimento. A Bíblia revela que onde quer que Abraão parasse, ele tomava providência imediata para a construção de um altar.  Para ele, a construção de um altar de adoração a Deus era parte integral do estabelecimento de seu povo num novo lugar.  O lugar do altar era provavelmente no centro de seu acampamento. Ali no altar Abraão e todo o seu povo (familiares e servos) se reuniam para prestar culto ao Deus único, vivo, e verdadeiro. Orações, louvores, e expiação aconteciam diante do altar de Deus. Graça e misericórdia eram recebidas.  
Assim faz a igreja. Ela vai para outros países através de seus missionários para viver a vida de fé e justiça, como fez Abraão.  Os missionários constroem altares de culto ao Deus único, vivo e verdadeiro. Neste altar, o missionário recebe graça, glória e verdade para a sua vida e sua ação missionária. Neste altar, o povo do país é chamado para cultuar e adorar o Deus vivo e único, e receber graça, misericórdia e salvação. Neste altar o povo é regenerado e transformado à imagem e semelhança de Deus.
O altar de Deus é construído em nossos corações quando reverenciamos e adoramos Jesus em espírito e verdade.  Ele é construído em pequenos grupos, pois Jesus disse que onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estarei no meio deles. O altar é construído no centro da vida, do bairro, da cidade.  Foi assim que o Espírito Santo guiou os apóstolos na expansão da igreja.   Assim é que o trabalho missionário segue.
Missões é a construção de altares ao Senhor para que o culto a Deus seja o centro da nação.


Blog pessoal do Pr. Daniel Owsley: http://www.danowsleyfamily.typepad.com/
* Pr. Daniel Owsley é missionário amercano, foi pastor em Petrolina-PE, Cuiabá-MT, São Paulo-SP, professor do nosso seminário e escreverá mensalmente para nosso blog de missões

Nenhum comentário:

Postar um comentário